Shavuot a Pentecostes

maio 21, 2021 | Sem categoria

Com o conflito em curso em Israel e Gaza é difícil para mim parar e meditar sobre a Palavra, apesar de ser Pentecostes. Falei ontem com um amigo de infância que me disse que um foguete atingiu edifícios a apenas um quarteirão da casa onde eu cresci. Quando as sirenes soaram, eles tiveram apenas 90 segundos para levar todos para os abrigos anti-bomba. Um vizinho foi morto. Embora haja um impacto muito maior da violência em outros lugares, ainda fiquei chocado ao saber o quanto somos vulneráveis. Entristecemo-nos com nossos amigos que tentam construir a unidade, não apenas entre árabes e judeus, mas entre crentes na terra que este conflito divide. Verdadeiramente nossos corações estão dilacerados.

Devido ao coronavírus, apenas alguns de nossos alunos permanecem em Jerusalém, enquanto outros 100 estudam em todo o mundo por meio do programa de extensão do Whole Word Institute. Uma coisa que aprendemos juntos é sobre o Pentecostes e a compreensão mais profunda que adquirimos sobre ele por meio da Bíblia hebraica (AT). Nesta semana, o "Shavuot" (Pentecostes) foi celebrado na tradição bíblica como a festa das primícias. Enquanto na agricultura o Pentecostes marca o início da colheita de verão, espiritualmente ele comemora o recebimento da Torá, a Lei de Deus, ou a Palavra. Levítico 23 instrui o sumo sacerdote a assar dois pães para uma oferta movida diante do Senhor. Na tradição hebraica, esses dois pães simbolizam as tábuas da lei dadas no Monte Sinai. Portanto, além de ser a festa das primícias, Shavuot é também a festa da Palavra, e a prática sacerdotal dos pães simboliza a Palavra como o pão da vida.

Deuteronômio 26 & 31 instrui que as primeiras frutas devem ser compartilhadas e celebradas com levitas, crianças, sem pai, servos, estranhos, viúvas, e também estrangeiros. Em Shavuot é tradicional ler o livro de Ruth, pois na época de Shavuot, Ruth, uma gentia, foi enxertada na casa de Israel e passou a fazer parte da linha real. Pense em Atos 2:1-31 - Quem estava reunido em Jerusalém em Shavuot? Pessoas reunidas de todas as nações, não só judeus, mas também gentios.

Um significado tão rico pode ser colhido quando a luz do Espírito Santo é derramada sobre a Palavra Integral de Deus. O quanto as nações (cada língua) precisam da Bíblia inteira para compreender o significado total do que recebemos e nosso papel no plano de Deus.

Você já faz parte da história Shavuot/Pentecostes ao dar a Palavra a outros que estão necessitados. Reze conosco para uma maior efusão da Palavra e compartilhamento das primícias em todo o mundo. E rezem pela paz de Jerusalém e pelo renascimento desta terra.

Em Yeshua,

David Swarr, PhD

Presidente/CEO
Instituto de Línguas e Tradução Bíblicas